5 TED Talks para compartilhar com o seu time de RH

Selecionamos 5 TED Talks para fazer você e o todo time de RH refletirem e se inspirarem!

O RH é um corpo vivo e fundamental para a saúde de uma empresa. No entanto, o dia a dia geralmente é focado no operacional. Assim, sobra pouco tempo para se fazer uma avaliação honesta sobre o que está (e não está) dando certo.

Às vezes, basta um insight para promover uma ação grandiosa e com os recursos que se tem em mãos para mudar todo o cenário.

Para ajudar você e o seu time de RH a se inspirarem e promoverem mudanças relevantes na empresa, selecionamos 5 TED Talks para inspirar!

1 – Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Nigel Marsh questiona em seu talk o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Aliás, tema bastante discutido nas rodas de conversa de funcionários como nos próprios RHs. 

Entretanto, Marsh levanta um ponto importante, onde o equilíbrio entre uma vida e outra, não devem ficar nas mãos do empregador. 

Esse TED Talk inspira a usar a produtividade e o tempo para si mesmo. Dessa forma, a mensagem é incentivar a busca pelo equilíbrio entre trabalho, família e hobbies.

2 – Construa uma torre, construa um time

Tom Wujec, autor de vários livros sobre visualização de negócios e professor da Singularity University, apresenta um estudo de caso sobre o “problema do marshmallow”. 

O problema do marshmallow é um exercício de formação de equipe que envolve espaguete seco, fita adesiva e, claro, um marshmallow. 

De acordo com as experiências extraídas desse exercício, Wujec nos mostra a essência do processo interativo e da colaboração rápida.

3 – Três mitos sobre o futuro do trabalho (e por que eles não são verdadeiros)

Neste TED, Daniel Susskind, economista e professor das universidades de Oxford e Harvard, fala sobre o mito de que as máquinas substituirão os humanos. 

É evidente que a tecnologia já substitui pessoas em tarefas específicas. Entretanto, afirmar que ela irá substituir todos os profissionais do mercado de trabalho, é um tanto precipitado. Para não dizer dramático. 

Clique aqui e confira!

4 –  A maneira que pensamos o trabalho está falida

Barry Schwartz, psicólogo americano e professor de Teoria Social e Ação Social no Swarthmore College, nos faz refletir na seguinte questão: o que torna o trabalho satisfatório? 

De acordo com Schwartz, remuneração e benefícios não são suficientes. Em suma, há valores intangíveis que norteiam a maneira como enxergamos o trabalho nos dias de hoje. 

5 –  O enigma da motivação

Dan Pink, consultor de carreira, analisa nesse TED o enigma da motivação (ou engajamento, para quem preferir).

O mercado atual nos mostra diariamente que recompensas tradicionais como um bônus de fim de mês e outros benefícios não são tão eficazes.

Contudo, podemos dizer que um funcionário se engaja quando há autonomia, domínio e propósito no trabalho. Assim, tais valores ajudam no estabelecimento de uma cultura sadia e forte no ambiente de trabalho.


Que essa seleção de TED Talks possa ajudar o seu RH a ser mais estratégico. Bem como aperfeiçoar programas e benefícios já existentes.

Logo é possível criar um ambiente saudável, engajado e produtivo com os recursos existentes. Basta criatividade e enxergar as coisas por novas perspectivas.