,

Tipos de Liderança: conheça 5 estilos

Peças de xadrez em tabuleiro com sofá ao fundo

Existem diversos estilos de conduzir uma equipe. Conheça os 5 principais tipos de liderança!

Liderança não é oposição, cargo de nome bonito ou um alto salário. É ação. Um bom líder inspira, guia, orienta. Ele coloca a mão na massa e influencia positivamente o seu time.

Por sua vez, um chefe intimida, gera ansiedade, impõe, limita, potencializa as falhas e se abstém de participar do operacional.

Um bom líder é fundamental para o sucesso do time. Com as engrenagens da empresa funcionando bem, aumentam os resultados do negócio. Mas liderar não é um trabalho só de louros, envolvendo desafios frequentes e pressão. Liderar de forma humanizada – não só com o foco em metas – é difícil, mas não é impossível.

Nesse post, reunimos os tipos mais comuns de liderança – e falamos um pouco sobre cada um.

Tipos de liderança segundo White e Lippitt

Segundo os estudos sobre a Teoria dos Tipos de Liderança de White e Lippitt, existem três principais estilos de liderança: autocrática, democrática e liberal. Conheceremos as outras classificações mais adiante.

1. Tipo de liderança autocrática | Foco no chefe

A liderança autocrática é o inverso da liderança democrática.

Nesse tipo de liderança, o líder toma decisões sem receber contribuições de quem se reporta a ele.

Os funcionários não são considerados ou consultados no processo decisório. Apesar disso, devem aderir à decisão no momento e no ritmo estipulado pelo líder.

A maioria das organizações, hoje em dia, não consegue sustentar uma cultura tão controladora sem perder bons funcionários.

É melhor manter a liderança mais aberta às perspectivas do restante da equipe.

2. Tipo de liderança democrática | Foco na equipe e no líder

A liderança democrática é exatamente como o nome sugere: o líder toma decisões com base na opinião de cada membro da equipe.

Embora seja ele quem bata o martelo no final, cada funcionário tem a possibilidade de dar sua opinião a respeito do andamento do projeto.

A liderança democrática é um dos estilos de liderança mais eficazes. Como os funcionários de nível mais operacional participam ativamente do projeto, podem aprender diversas habilidades que podem ser usadas em posições futuras.

3. Tipo de liderança liberal | Foco na equipe

O tipo de liderança liberal tem como premissa o “deixe-os fazer“. Nela, os líderes oferecem quase toda independência a seus funcionários.

Embora a liderança liberal possa capacitar os funcionários, confiando-os a trabalhar da maneira que desejarem, elas traz algumas limitações. O desenvolvimento do time pode ser rápido, mas a liberdade excessiva traz o risco de prazos não serem cumpridos ou a não alcançarem o resultado esperado.

Portanto, é importante que esse estilo de liderança seja equilibrado com o tipo de liderança democrática.

Demais tipos

4. Tipo de liderança Estratégica

Líderes estratégicos ocupam a intersecção entre as principais operações de uma empresa. O líder lida com o alto escalão da empresa enquanto garante boas condições de trabalho para todos.

Esse é um estilo de liderança desejável em muitas empresas, porque o pensamento estratégico permite lidar com funcionários de diversas áreas de uma só vez. No entanto, esse tipo de liderança abre um precedente perigoso em relação ao número de pessoas lideradas.

5. Tipo de liderança Coach

Esse tipo de liderança aplica os conhecimentos de coaches para ajudar o time a descobrir habilidades, aprimorar comportamentos e a trabalhar seus pontos fortes e fracos.

O resultado é a consciência dos profissionais em relação às suas possibilidades e oportunidades. Além disso, podem saber como direcionar os seus esforços para avançar em suas carreiras.


Uma boa liderança não deve engessada. Por isso, ela deve potencializar o melhor dos profissionais para alcançar o mesmo objetivo comum.

A maioria dos líderes progredirá através de vários tipos de liderança ao longo de suas carreiras. Ter a mente aberta para mudar a rota e o seu tipo de liderança quando houver necessidade, é imprescindível para o seu sucesso e o da equipe.